Da importância de ser consumidor sem ser consumido
Nas últimas três décadas, a União Europeia (UE) deu realce à importância da Educação do Consumidor como um direito inalienável do mesmo.
Mais recentemente a Comissão Europeia definiu o consumidor como um agente económico que tem responsabilidades ao nível do seu mercado interno e de quem se espera as competências necessárias para decifrar um rótulo ou ler um contrato no consumo quotidiano.
Esta posição da UE requer revisão, especialmente numa Europa cada vez mais integrada a várias velocidades, com a sociedade civil e os mecanismos à disposição dos cidadãos consumidores de cada país em estádios bem diversos de desenvolvimento.
A educação do consumidor é essencial para integrar o indivíduo no mundo partilhado por todos no presente e ajudá-lo a interagir de forma eficiente que garanta o futuro das gerações vindouras. Esta responsabilidade é atribuída a todos os consumidores, actualmente muito cientes e defensores dos seus direitos, mas que cada vez mais sabem que as suas acções (escolhas) individuais afectam não só a si mas todos aqueles que os rodeiam.
1 Comentários:
Parabéns pelo projecto.
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