terça-feira, 8 de abril de 2008

João Maria André - Diálogos e Utopias

“Nem sempre é fácil explicar o que nos põe em movimento e o que nos dá que pensar. Há temas que vêm ter connosco, que nos escolhem como seus interlocutores, amigos, confidentes: se nos piscam o olho, nós aceitamos o convite.”
João Maria Adré in Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização, Ariadne, 2005

A fechar o ciclo de conferências, no dia 17 de Abril, o professor João Maria André, a quem piscamos o olho e desafiamos a visitar-nos deste lado. E, como prometido, aceitou o convite e propõe-se a pensar connosco, Filosofia da Natureza, Éticas Ambientais e Sociedade de Consumo.

O Professor João André apresenta um currículo muito variado, que reflecte a sua experiência em áreas aparentemente díspares:
Licenciatura e Doutoramento na área da Filosofia, na Universidade de Coimbra, onde lecciona presentemente as cadeiras de Multiculturalismo e Educação, de Programação Cultural e ainda de Produção Teatral. Anteriormente, teve a seu cargo as cadeiras de Epistemologia Geral, de Filosofia Moderna e de Filosofia da Ciência.

Autor de várias obras, sendo as mais recentes:
– Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização (2005).
– Pensamento e Afectividade. Sobre a Paixão da Razão e as Razões das Paixões (1999).

Tem colaborado também em diversas publicações, de que destacamos os seguintes textos:
– Globalização, Mestiçagens e Diálogo Intercultural”, Revista de História das Ideias, 25 (2004), pp. 9-50.
– “Interculturalidade, Comunicação e Educação para a Diferença”. In: Maria Manuela Tavares RIBEIRO (Coord.) — Identidade Europeia e multiculturalismo. Actas do Curso Intensivo (26 de Fevereiro a 7 de Março de 2002). Coimbra, Quarteto, 2002, pp. 255-276.

Pertence à Cooperativa Bonifrates, Companhia de Teatro Coimbrã nascida em 1980, tendo encenado inúmeras peças para a mesma.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial